Sobre o evento

Apresentação


A VIVA CIÊNCIA - Feira Científica e Tecnológica do Tocantins - busca estimular em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio o desejo pela exploração e a descoberta, culminando no desenvolvimento de projetos de ciência, tecnologia e inovação, contemplando as diversas áreas do conhecimento, tais como: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas e Engenharias.

A cada ano, A VIVA CIÊNCIA oferece por meio do evento Mostra de Projetos um momento para que os jovens cientistas e engenheiros sejam reconhecidos pela comunidade por seus esforços e realizações científicas, concorram a prêmios e disputem oportunidades de representar o Tocantins em feiras nacionais e internacionais.

A inscrição na VIVA CIÊNCIA é gratuita e aberta a recebe projetos de ciência e engenharia de alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. 

Dezenas de escolas da região são convidadas a conhecerem os projetos apresentado no evento. 

Acreditamos que essa iniciativa seja uma forma efetiva e prática de promover a metodologia científica e de engenharia entre alunos da educação básica e, ao mesmo tempo, ajudá-los a desenvolver habilidades de investigação, criatividade e resolução de problemas. 

A VIVA CIÊNCIA é coordenada por voluntários do Campus Araguaína do Instituo Federal do Tocantins, dedicados e apaixonados pela educação em ciência, tecnologia e inovação.

Por que realizar a VIVA CIÊNCIA em Araguaína? 


A cidade de Araguaína, localizada no norte do estado do Tocantins, fica em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado meridional que estende pelos Estados do Maranhão, Tocantins e Piauí. Essa posição estratégica confere a essa região de fronteira, não apenas uma biota bastante diversificada, mas também grande riqueza cultural e multifacetada. Ao mesmo tempo, esta região ainda apresenta problemas relacionados aos índices de desenvolvimento humano (saúde, educação e PIB per capita). Essas características apontam para a necessidade de ações que ocasionem desenvolvimento tecnológico tanto para o uso dessa rica biota como na melhoria real da qualidade de vida da população da região. 

Principal objetivo da VIVA CIÊNCIA


Promover o desenvolvimento e a consolidação de atividades científica, tecnológica e inovação entre os estudantes da educação básica, visando incentivar a produção de projetos de pesquisa e engenharia nos diversos campos do estudo da ciência. 


VIVA CIÊNCIA - desenvolvendo nossa região


Com a realização do Evento VIVA CIÊNCIA esperar-se:

  • O aumento da produção técnico-científico dos alunos da educação básica das redes: municipal, estadual, particular e federal da região Tocantínia;
  • A formação de grupos de estudos com linhas de pesquisas com aplicabilidade na nossa região;
  • Uma maior integração das diversas redes e área de ensino em projetos que possam beneficiar as comunidades locais.