Tudo começa com uma boa ideia!

Sem ideias... Calma, não entre em pânico!

Sabemos que encontrar uma ideia é a parte mais difícil de um projeto de feira de ciências.  Então, sugerimos que pergunte a si mesmo o que você gosta de fazer, ler, ouvir... Você terá mais chances de se sentir engajado e apaixonado por assuntos que você considera interessante. 

Em seguida, vá à biblioteca ou à Internet e aprenda tudo o que puder sobre o assunto que você escolheu. Reúna informações, observe eventos relacionados e procure por resultados inexplicáveis ​​ou inesperados.

Finalmente, procure um professor ou outro profissional que esteja disposto a orientá-lo. Um orientador lhe fornecerá informações valiosas sobre o assunto escolhido. 

O próximo passo é elaborar junto com o orientador um Plano de Trabalho (saiba mais).


Já tem uma ideia... Então você está um passo à frente.

Antes de elaborar seu plano é preciso identificar se o que você pretende fazer é um projeto de Ciência ou de Engenharia

Em um projeto de Ciências, você precisa definir uma hipótese para ser testada. Em um projeto de Engenharia, você precisa desenvolver um novo produto, procedimento ou ambiente. 

Ficou confuso, calma! A seguir explicamos melhor.


Se você pretende realizar pesquisas e experimentos para explorar o mundo ao nosso redor, então deverá seguir a Metodologia Científica para executá-los.

Exemplo:

Propósito investigativo (Problema): 

As diferentes fontes e cores afetam na memorização de palavras?

Hipótese: 

Acredito que as palavras em fontes extravagantes e em cores mais claras serão mais difícil de serem lembradas do que palavras em fontes padrão e em cores mais escuras.


Se o seu intuito é inventar um novo dispositivo, procedimento, programa de computador ou algoritmo, então você deve seguir a Metodologia de Engenharia.

Os projetos de engenharia se concentram em um novo processo ou em um novo produto. Por exemplo, um estudo do princípio de Bernoulli seria um Projeto de Ciência da área de conhecimento de Física, enquanto a aplicação de tal princípio à aerodinâmica e ao design de asas para uma aeronave, seria Projeto de Engenharia. 

Os projetos que usam computadores para armazenar e manipular dados devem fazar uso da Metodologia Científica e ser inseridos na área de conhecimento relacionada a natureza dos dados. No entanto, se o projeto estiver mais focado na parte técnica, usando o computador para realizar essa tarefa, e os dados tiverem significado secundário, o projeto deverá ser inserido na Metodologia de Engenharia

Exemplo:

Próposito de engenharia (problema): 

Tenho que esperar muito tempo pelo ônibus numa parada desconfortável.

Objetivo: 

Desenvolver um aplicativo para celular que informe aos usuários quando o ônibus estiver próximo da parada.